Remédios Caseiros, Naturais e Medicamentos da Farmácia

Em busca de uma vida saudável, cada vez mais pessoas procuraram por remédios naturais para tratar problemas de saúde. Na maioria dos casos, isto ocorre devido aos pequenos efeitos colaterais que estes remédios têm. Por esse motivo, os remédios à base de plantas medicinais estão em pleno crescimento.

remédio natural caseiro

O uso de remédios naturais é uma prática científica, onde as metodologias têm-se desenvolvido e aperfeiçoado ao longo de milênios para a utilização eficiente de diversas substâncias existentes na natureza para o tratamento de doenças.

Os remédios à base de plantas e alimentos vêm usando há milhares de anos. Alguns exemplos temos 1.500 anos.c com o papiro de Ebers, onde podem ser apreciados métodos para melhorar a saúde através de fórmulas e remédios.

Antes da ciência médica moderna, os remédios naturais, garantiam qualidade da saúde. Atualmente, os métodos tradicionais obtidos através da sabedoria, sobre os diversos tipos de remédios naturais são utilizados em conjunto com a ciência médica atual.

De acordo com Paul C. Bragg (PHD), um especialista em nutrição do século XX, “Não há forma de tratamento mais simples e mais eficaz para restaurar a saúde e a qualidade de vida que a cura proporcionada por uma vida natural”.

O uso e preparação de remédios caseiros e naturais está em expansão, tanto pela facilidade de acesso à informação através da Internet, como, também, pelos benefícios do tratamento natural.

O que são os remédios caseiros, e para que servem

Refere-se a qualquer substância que esteja disponível na natureza e que tenha as propriedades de prevenir, tratar ou curar doenças.

Os remédios naturais abrangem terapias à base de medicamentos feitos com plantas com propriedades medicinais, componentes de origem animal, mineral ou vegetal. Também é possível englobar as metodologias e terapias sem medicação física, tais como: meditação, acupuntura, massagem, reiki, que são chamados de “Terapias alternativas”.

O sucesso nos tratamentos com estes remédios e métodos é um meio privilegiado para a prevenção, o diagnóstico e tratamento de doenças de ambos os transtornos físicos e mentais.

Em alguns países, são utilizados de forma intercambiável com os termos de medicina complementar, medicina alternativa, medicina convencional ou medicina tradicional.

Os remédios naturais na atualidade

O uso da ciência médica contemporânea para o diagnóstico e tratamento de doenças é complementado com o uso de remédios naturais em torno de 14% dos pacientes, de acordo com um estudo realizado pelo Centro Médico de Boston.

Os resultados deste estudo concluíram que apenas 13,7% dos pacientes que fazem uso de remédios naturais procuram uma consulta médica nos últimos 12 meses.

Muitos médicos não são conscientes do uso de métodos alternativos naturais em seus pacientes, já que apenas 38,5% dos pacientes usam remédios naturais receitados em consulta médica.

É crescente o número de pessoas que querem utilizar métodos alternativos naturais para a curar ou tratar qualquer problema de saúde. Porém, sempre consulte seu médico antes de consumir qualquer tipo de medicação.

Medicamentos da Farmácia

Atualmente, o consumo excessivo de medicações para tratar várias condições de saúde, que poderiam ser tratadas por meios naturais, é um problema grave de saúde pública.

Descubra para que servem e quais são os principais medicamentos consumidos no Brasil:

Blog