Algas Marinhas – Para que Serve, Benefícios e Propriedades Medicinais

alga marinha

Nos últimos anos, surgiram muitos estudos e pesquisas científicas sobre os benefícios das algas marinhas, tanto na forma medicinal, como em aspectos de beleza e nutrição.

As algas – também chamadas de plantas marinhas – são classificadas dentro de um grupo de vegetais primitivos, dotados de pigmentos que se classificam em azuis, verdes, amarelas, vermelhas ou castanhas. Estas plantas se desenvolvem em águas doces, salgadas ou salobras, em relação ao tamanho podem ser microscópicas ou gigantes, chegando a medir mais de 50 metros.

Sem medo de exagerar, podemos dizer que as algas marinhas são um dos cultivos mais sustentáveis e nutritivos do mundo. Não exige, nem água potável, nem fertilizantes. Absorvem o nitrogênio, fósforo ou dióxido de carbono dissolvidos no mar.

Associadas à cultura oriental, o consumo de algas marinhas está documentado desde o século IV, no Japão e no século VI, na China. Países que, juntamente com a Coreia do Sul são os líderes na sua produção e consumo.

É de conhecimento de todos, a grande longevidade e saúde que têm os povos que incluem as algas na sua alimentação. No Japão, o consumo regular de algas está incluído normalmente na alimentação, e todos nós conhecemos a longevidade desse povo. Por sorte, hoje em dia todo mundo pode consumir as algas e tirar proveito de todos os seus benefícios.

Apesar do consumo de algas marinhas ter iniciado nos países asiáticos, é adotado por países do ocidente devido ao seu aporte energético, nutricional, suas vitaminas, minerais, aminoácidos e propriedades medicinais.

Benefícios das algas marinhas

superalimentos algas marinhas

As algas marinhas possuem propriedades únicas nunca vista antes em alimentos que se desenvolvem no solo terrestre. Isto confere algumas propriedades diferentes que não podemos observar em alimentos terrestres e as transforma em superalimentos.

A composição química da água do mar se parece muito com a do sangue humano. O consumo regular de algas em quantidades controladas pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, limpar o sistema digestivo, purificar e alcalinizar o sangue, limpa o sistema linfático e eliminar substâncias cancerígenas do organismo.

Entre as propriedades e benefícios das algas marinhas, destacamos as mais importantes:

As algas são ricas em vitaminas e minerais

Contêm vitamina A, B1, B2, C, D, E e K, além de potássio, fósforo, cálcio, iodo, ferro, fibra, sódio e pequenas quantidades de proteínas vegetais. Graças aos minerais, gera o seu característico sabor salgado.

As algas marinhas tem duas vezes mais nutrientes do que a couve e até até dez vezes mais cálcio que o leite.

Possuem propriedades depurativas e diuréticas

O consumo regular limpa os órgãos como rins e fígado. Isso faz com que o corpo elimine metais pesados, que são muito difíceis de expulsar, e diversas toxinas que o organismo armazena lentamente.

Dessa forma, as plantas purificam e alcalinizam o sangue, limpam o sistema digestivo, o sistema linfático e desintoxicam o organismo.

Tem um efeito descontaminante da radioatividade. O “alginato de ácido” das algas pode aderir ao material radioativo e ajudar a removê-lo do corpo.

Ricas em Clorofila

spirulina alga marinha

A alga Spirulina se destaca entre as algas marinhas por ser uma das mais ricas em clorofila. A clorofila ativa uma enzima no corpo que produz a assimilação dos nutrientes para converter em energia; além disso, ajuda na purificação do sangue e aumenta a hemoglobina e o rendimento muscular.

Protegem contra os parasitas intestinais

Estimulam a flora bacteriana e regulam as funções do estômago com suas fibras essenciais para o sistema digestivo, que estimulam o seu funcionamento. Permitindo a eliminação do excesso de gordura do organismo.

Reduz o apetite e emagrece

As algas marinhas contêm fenilalanina, um aminoácido que inibe o apetite e dá sensação de saciedade, acelera o metabolismo e ajuda a dissolver as gorduras que seu corpo armazena.

Aumentam a imunidade

Combatem a anemia e aumentam a imunidade do organismo contra vírus, fungos e bactérias. Portanto, fortalecem o sistema imunológico e previnem inúmeras doenças.

Controlam o Diabetes

Quando consumimos regularmente algas marinhas da forma adequada, se estabiliza os níveis de açúcar no sangue.

Poder Medicinal

É utilizada como remédio natural para tratar diversas enfermidades gástricas, tais como:

  • Gastrite;
  • Úlcera gástrica;
  • Colite;
  • Constipação.

Além de tratar:

  • Fibromialgia;
  • Reumatismo;
  • Aterosclerose;
  • Problemas circulatórios.

Seu poder terapêutico também é conhecido por prevenir o câncer, combater o envelhecimento e reduzir o colesterol ruim.

Remédio Natural para Hipotireoidismo

São ricas em iodo, um mineral fundamental para a tireoide e para a saúde em geral. A tireoide é uma das glândulas endócrinas mais grandes do corpo e é responsável por uma diversidade de processos importantes, como o uso de energia, a criação de proteínas, o sistema imune e a nossa reação a outras formas hormonais.

Muitos problemas de tireoide são causados por falta de iodo, já que o corpo não produz quantidades suficientes de iodo naturalmente e você tem que consumir através dos alimentos.

Você já experimentou consumir algas marinhas? Com todos os benefícios que oferecem, são um alimento fundamental para uma dieta equilibrada e saudável!