Fruta Camu Camu – O que é, para que serve, benefícios e onde comprar

Camu Camu possui uma concentração extremamente elevada de vitamina C, fitoquímicos e aminoácidos, esta fruta da Amazônia tem benefícios surpreendentes para a saúde.

Fruta Camu Camu

O Camu Camu está se tornando cada vez mais popular como suplemento nutricional devido às suas propriedades antioxidantes. Mas é apenas marketing ou há algo de verdade em suas propriedades medicinais?

O que é?

O Camu Camu é um arbusto que cresce principalmente nas áreas alagadas das selvas amazônicas do Peru, Brasil, Colômbia e Venezuela, onde são utilizados seus frutos e folhas para fins médicos. Seus frutos são do tamanho de um limão de tamanho médio, laranja, polpa amarela e estão cheios de vitamina C natural.

A vitamina C previne doenças como fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e reduz doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Também ajuda a absorção de ferro.

A pesquisa sobre Camu Camu ainda é limitada, mas entre os benefícios potenciais está a excepcional fonte natural de vitamina C, potássio, flavonóides e é rica em valina e leucina, dois aminoácidos necessários para aumentar o volume muscular ,

Esta fruta rica em antioxidantes também é uma fonte rica de potássio, cálcio, proteínas, beta-caroteno, aminoácidos e potentes fitoquímicos. Tem propriedades adstringentes (efeito curativo), antioxidantes (protege as células contra os radicais livres), antivirais (resfriados e gripes) e anti-inflamatórios (alivia artrite e outras doenças inflamatórias)

O Camu Camu fortalece o sistema imunológico e serve para aumentar a energia e o humor.

Propriedades de Camu Camu

O Camu Camu tem uma das maiores concentrações de fitoquímicos do mundo. É rico em fitonutrientes, vitaminas, minerais, bioflavonóides, aminoácidos, proteínas e fibras que proporcionam muitos benefícios para suas doenças relacionadas à saúde.

É antioxidante, adstringente, flexível e super nutritiva . Entre outras coisas, é reconhecido por para estimular o sistema imunológico, para ajudar no cuidado da pele e manter a saúde ocular .

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da fruta são eficazes na prevenção da aterosclerose, mais eficazes do que os comprimidos artificiais de vitamina C.

Fonte Natural Excepcional de Vitamina C

Camu Camu é uma fonte natural de Vitamina C, a farinha em pó da fruta tem cerca de 15% de vitamina C. Em comparação com as laranjas, Camu Camu fornece entre 30 a 50 vezes mais vitamina C, dez vezes mais ferro, três vezes mais niacina, duas vezes mais riboflavina e 50% mais fósforo.

A vitamina C é talvez a mais popular das vitaminas e não pode ser produzida pelo corpo, por isso precisa ser ingerida. O Camu Camu é rico em Vitamina C e sua assimilação é reforçada por um perfil completo de minerais naturais e aminoácidos, tornando-o muito mais eficaz do que consumir apenas Vitamina C.

Uma colher de chá com pó de Camu Camu contém a dose diária recomendada. A ingestão de vitamina C é importante para a saúde das gengivas e outras funções importantes do nosso corpo.

A vitamina C é um antioxidante conhecido por aumentar a imunidade, proteger o sistema nervoso e prevenir doenças crônicas . Tem propriedades antivirais que ajudam a reduzir resfriados e gripes. É também uma peça fundamental para a formação do colágeno que confere à pele sua elasticidade. A quebra do colágeno é amplamente responsável pela formação de rugas.

“Todos os 100 gramas de Camu Camu têm até 6 gramas de vitamina C”, diz Jaime Aguiar, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus, Brasil. Isso é 100 vezes mais do que a quantidade de vitamina C encontrada em 100 gramas de limão.

Camu Camu rico em aminoácidos essenciais

O Camu Camu é muito rico em aminoácidos essenciais valina, leucina e serina. Os aminoácidos essenciais devem ser obtidos na dieta porque o nosso corpo não pode produzi-los.

O Valine é usado pelo nosso corpo para prevenir a degradação muscular e é importante para o sistema nervoso e a função cognitiva. A leucina requer o nosso corpo para o crescimento de músculo e tecido ósseo e a restauração e produção de hormônios de crescimento. A serina é importante para a digestão, quebrando proteínas e polipeptídeos para que possam ser usados ​​por nossos corpos.

O Camu Camu é rico em flavonóides compostos que são encontrados em frutas e legumes e dão-lhes as suas cores diferentes. Eles trabalham principalmente como antioxidantes e neutralizam os radicais nocivos.

O ácido gálico presente no Camu Camu, age como um antioxidante e tem propriedades antifúngicas e antivirais. Outro ácido com propriedades antioxidantes é o ácido elágico que é encontrado naturalmente na fruta. Esta substância demonstrou efeitos antidiabéticos em alguns estudos.

Benefícios e Indicações

 Camu Camu Suco

Aproveite todos os benefícios dessa frutinha adicione uma colher de pó na sua vitamina, shake, smoothie ou bebida predileta.

O Camu Camu é um alimento saudável, não um remédio milagroso. Embora não existam estudos clínicos suficientes, estudos preliminares sugerem que  a fruta pode trazer muitos benefícios à sua saúde.

Entre os muitos benefícios atribuídos a Camu Camu está o fato de aumentar os níveis de serotonina para melhorar o sono, a memória e o humor, o que favorece o ótimo funcionamento do sistema nervoso. É um antidepressivo eficaz e seguro ajudando a manter o bem-estar emocional e mental .

Está cheio de vitamina C natural além de beta-caroteno, potássio, cálcio, ferro, niacina, fósforo, proteínas, serina, tiamina, leucina e valina . usado para aumentar a energia e como um antioxidante . É utilizado para tratar infecções virais, como herpes, nariz a pingar e manter gengivas, olhos e pele saudáveis.

A vitamina C ajuda a aumentar a capacidade do nosso sistema imunológico ajudando a defender nossas doenças de forma muito eficaz . Desta forma, o envelhecimento é retardado e ajudamos a reduzir doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.

Não há pesquisas científicas suficientes para avaliar a eficácia do Camu Camu, mas ele é usado para tratar doenças oculares, asma, arteriosclerose, síndrome da fadiga crônica, depressão, gengivite e dor de cabeça

O Camu Camu tem uma quantidade significativa flavonoides e antocianinas são poderosos antioxidantes que inibem os radicais livres que danificam as células saudáveis ​​do corpo. Dietas ricas em antioxidantes estão associadas a uma boa pressão sanguínea e ajudam a proteger a saúde do coração.

Esta fruta da Amazônia reduz a inflamação, fornecendo uma proteção para o coração. Um estudo de 2008 no Journal of Cardiology mostrou que Camu Camu pode combater a inflamação e o estresse oxidativo melhor do que a vitamina C.

Camu Camu também é um suplemento útil para articulações, pois ajuda a reparar ligamentos e tendões também articulações e cartilagem, apoiando a produção de colágeno

Contraindicações e efeitos colaterais

Sobre os possíveis efeitos é atualmente pouco conhecido efeitos colaterais do consumo de Camu Camu. Não há contraindicações graves conhecidas além daquelas associadas à ingestão excessiva e prolongada de vitamina C como náusea e diarreia .

Há algumas preocupações de que Camu Camu possa interferir com alguns medicamentos, por isso você deve sempre perguntar ao seu médico se é aconselhável consumir e se isso pode afetar os medicamentos que você está tomando.

Evite o uso de Camu Camu durante a gravidez e lactação. Antes de consumir, consulte um médico ou um nutricionista qualificado.

Não há informações científicas suficientes para determinar a dose adequada de Camu Camu. Em caso de dúvida, siga as instruções contidas nos rótulos dos produtos ou entre em contato com o seu médico. Seu uso a longo prazo ou em grandes doses também é desconhecido .

Grandes quantidades do fruto podem exceder a ingestão diária máxima de vitamina C que é de 2000 mg, o que pode causar indigestão e problemas renais. Pessoas propensas a úlceras ou pedras nos rins devem evitar altas doses de vitamina C.

Fale sempre com o seu médico antes de consumir um novo suplemento.

Como consumir

O fruto tende a ter um sabor amargo, por isso é usado como suplemento em cápsulas ou consumido em . Você pode desfrutar de todos os benefícios, mexendo uma colher de sopa de pó ligeiramente solúvel em um copo de água e adicionando um toque de adoçante natural, como coco ou açúcar de stévia.

As cápsulas contém o extrato concentrado da fruta, e devido à alta concentração de nutrientes tem mais propriedades benéficas e medicinais.

Para obter a farinha em pó do Camu Camu, o fruto é removido e seco lentamente. Então é moído até que um pó solúvel seja vendido em todo o mundo.

O Camu Camu oferece um grande potencial econômico para os agricultores da Amazônia. Mais de 10.000 famílias contam com a colheita da fruta, o que reduz sua pobreza. O Peru é o maior produtor e exportador da fruta amazônica.

Onde comprar Camu Camu

Consumidores da União Europeia, EUA e Japão são os principais importadores dessa fruta amazônica, que geralmente é consumida em cápsulas ou em pó, uma vez que as frutas frescas são muito frágeis e difíceis de transportar .

Nem todos os produtos com Camu Camu são iguais ou têm a mesma qualidade.

A fruta não é normalmente vendida em supermercados, mas encontra-se sob a forma de cápsulas ou pó em lojas de produtos naturais e fitoterápicos.

Leave a Comment