Moringa Oleífera – Para que Serve e quais são os Benefícios da Planta

Com mais de 90 nutrientes e 46 antioxidantes diferentes a moringa oleífera é uma das fontes naturais mais ricas de vitaminas e minerais e merece ser chamada de “árvore da vida”.

planta moringa oleifera

As razões para o incluir a moringa oleífera na nossa dieta são muitas. Apesar de ser ainda um tanto desconhecida, no Brasil, essa árvore originária da Índia e de certas zonas do norte de África é uma verdadeira fonte de saúde. Suas folhas, raízes, flores e sementes um aporte de propriedades medicinais, antibacterianas, antioxidantes e mineralizantes que vale a pena ter em conta.

Para que Serve

A moringa oleífera é usada tradicionalmente para:

  • Estimular as defesas do corpo
  • Aumentar a Imunidade
  • Desintoxicar o corpo
  • Reduzir o inchaço
  • Aumentar os níveis de energia
  • Controlar o peso, reduzindo o apetite
  • Facilitar a digestão
  • Manter a Diabetes Controlada
  • Promover a pele saudável
  • Aliviar as dores de cabeça
  • Aliviar os sintomas da menopausa
  • Prevenir a perda de cabelo

A moringa tem sido recomendada como antibiótico, anticancerígeno e anti-inflamatório, além de ser muito eficaz para as doenças dos rins, pâncreas, coração e dos olhos.

Ao longo dos séculos a planta vem sendo utilizada como remédio para tuberculose, diabetes, epilepsia, bronquite, anemia e a hipertensão arterial, além de outras condições como: tosse, asma, menopausa e artrite, entre outras.

Benefícios

O poder antioxidante da moringa oleífera

Um dos principais atrativos da moringa é o seu considerável poder antioxidante. Usando o método de teste conhecido como ORAC (capacidade de absorção de radicais de oxigênio) a planta tem um valor que oscila em torno de 50.000 unidades por cada 100gr, o que a faz a planta com o valor ORAC das mais altas conhecidas atualmente.

Os antioxidantes combatem aos radicais livres e protegem nossas células contra o envelhecimento e doenças degenerativas.

A moringa também possui um grande poder antibacteriano que se concentra especialmente no pó de suas sementes. Uma arma natural poderosa para combater as infecções, que aumentou a popularidade desta planta completa nas populações mais pobres e com maiores problemas alimentares.

Uma planta rica em aminoácidos e minerais

Para aqueles que procuram aumentar a sua ingestão de aminoácidos e proteínas de origem vegetal, na moringa encontrarão uma boa aliada. Esta planta catalogada como superalimento é uma boa oferta para o corpo de proteínas diretas para melhorar a pele e os nossos tecidos cartilaginoso, graças à concentração de aminoácidos essenciais presentes em suas folhas. Vegetarianos e, especialmente, veganos podem aumentar sua ingestão de proteínas, acrescentando em sua dieta a moringa.

A moringa soma também grande quantidade de minerais como potássio, ferro, zinco, potássio e cálcio, um elemento-chave para controlar a pressão arterial, fortalecer os ossos e prevenir algumas doenças como a osteoporose. Junto com o magnésio presente na moringa trabalham como um conjunto perfeito facilitando a absorção de minerais em nosso organismo.

Além disso, a planta é uma excelente fonte natural de vitaminas, já que pode nos proporcionar as vitaminas A, B, C, E e K, além de outros minerais e nutrientes como triptofano e selênio.

Aliada contra o envelhecimento da pele

As folhas secas da planta são um grande presente para a saúde da pele por seus efeitos nutritivos e sua capacidade de rejuvenescimento. A indústria de cosméticos já incluí esta planta entre os componentes de seus produtos pela sua força para evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de sua capacidade de fortalecer as estruturas celulares.

Conhecida como uma das plantas medicinais mais completas, a moringa também ajuda na luta contra a desnutrição em países assolados pela fome. Suas propriedades nutricionais, o seu paladar agradável e a possibilidade de explorar praticamente todas as partes da planta, a tornou um componente base da alimentação de determinadas áreas, como o Haiti, Senegal ou Mali, onde seu cultivo é a chave para combater a desnutrição.

O uso da moringa para emagrecer

A moringa é um superalimento que oferece muitos aspectos positivos, além do seu poder de cura, a planta também serve para emagrecer. Isto porque, contém uma quantidade imensa de nutrientes vitais e uma dose muito baixa de gorduras. Além disso, o consumo de uma árvore que acelera o metabolismo, facilita a digestão e reduz a fome por causar sensação de saciedade.

Depois de tantos benefícios, o que mais se pode pedir?

Referências

  • http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ptr.2650090618/full (1)
  • http://forest.mtu.edu/pcforestry/resources/studentprojects/moringa.htm (2)
  • https://www.hort.purdue.edu/newcrop/duke_energy/Moringa_oleifera.html (3)
  • https://scholarcommons.sc.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1139&context=jscas (4)
  • https://hub.jhu.edu/magazine/2016/winter/moringa-the-next-superfood/ (5)

Conheça outras plantas medicinais

Leave a Comment