Biotina (Vitamina B7): Bula, O que é, Benefícios e Para que Serve

vitamina biotina

O que é biotina?

A biotina é uma das vitaminas do complexo B, também conhecida como vitamina B7. Já foi chamada de coenzima R e vitamina H, ela é responsável pela saúde dos cabelo e da pele. A biotina é solúvel em água, o que significa que o corpo não a armazena. Tem muitas funções importantes no corpo e benefícios para a saúde em geral.

Para que Serve a Vitamina B7

É necessário para a função de várias enzimas conhecidas como carboxilases. Essas enzimas, que contêm biotina, participam de importantes vias metabólicas, como a produção de glicose e ácidos graxos. Uma ingestão comumente recomendada é de 5 μg (microgramas) por dia em bebês e 30 μg em adultos. Isso equivale a 35 mcg por dia em mulheres lactantes.

A deficiência de biotina é bastante rara. No entanto, alguns grupos, como mulheres grávidas, podem experimentar isso suavemente. Comer ovos crus também pode causar uma escassez, mas você teria que comer muitos ovos por um longo tempo. A clara de ovo crua contém uma proteína chamada avidina, que se liga à biotina e impede sua absorção. A avidina é inativada durante o cozimento.

Benefícios da biotina

benefícios da vitamina b7

A vitamina B7 tem vários benefícios potenciais, conheça alguns deles.

1. Metabolismo de macronutrientes

A biotina é importante para a produção de energia. Por exemplo, várias enzimas precisam funcionar corretamente. Estas enzimas estão envolvidas no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Eles iniciam etapas críticas nos processos metabólicos desses nutrientes.

A vitamina B7 desempenha um papel importante para:

  • Gliconeogênese: Esta via permite a produção de glicose a partir de outras fontes além de carboidratos, como os aminoácidos. Enzimas que contêm biotina ajudam a iniciar este processo.
    Síntese de ácidos graxos: A vitamina B7 suporta enzimas que desencadeiam reações importantes para a produção de ácidos graxos.
  • Degradação de aminoácidos : Enzimas que contêm biotina estão envolvidas no metabolismo de vários aminoácidos importantes, incluindo a leucina

2. Unhas Frágeis

As unhas quebradiças são fracas e facilmente estilhaçadas, divididas ou rachadas. É uma doença comum e estima-se que afeta cerca de 20% da população mundial. A biotina pode beneficiar pessoas que sofrem com unhas quebradiças.

Em um estudo, 8 pessoas com unhas quebradiças receberam 2,5 mg de biotina por dia por 6 a 15 meses. A espessura das unhas melhorou em 25% para os 8 participantes. O tom das unhas também foi reduzido.

Outro estudo de 35 pessoas com unhas quebradiças encontrou 2,5 mg de biotina por dia durante 1,5 a 7 meses, melhorando os sintomas em 67% dos participantes.

3. Saúde do Cabelo

biotina para o cabelo

A biotina é frequentemente associada ao aumento do crescimento do cabelo e a um cabelo mais saudável e forte. Além disso, estudos comprovam que a falta de biotina pode levar à perda de cabelo, indicando que a vitamina é importante para o cabelo.

Recomenda-se que as pessoas com deficiência de biotina tomem 30 a 100 microgramas (microgramas) por dia. Os bebês e crianças com deficiência de vitamina B7 precisariam de uma dose menor de 10 a 30 mcg, respectivamente. Ainda não foi determinado se melhora o crescimento do cabelo em pessoas saudáveis.

4. Gravidez e aleitamento

A biotina é importante durante a gravidez e lactação. Esses estágios da vida estão ligados a uma necessidade maior dessa vitamina. De fato, estima-se que até 50% das mulheres grávidas podem desenvolver deficiência leve de vitamina B7. Isso significa que pode afetar facilmente seu bem-estar, mas não é grave o suficiente para causar sintomas perceptíveis.

Acredita-se que as deficiências no metabolismo da vitamina b7 no organismo estejam presentes durante a gravidez. Outra grande preocupação é que estudos em animais mostraram que a deficiência de biotina pode levar a defeitos congênitos durante a gravidez.

No entanto, não se esqueça de consultar o seu médico ou nutricionista antes de tomar suplementos durante a gravidez e durante a amamentação. Adicionar alimentos ricos em biotina (vitamina B7) à sua dieta não acarreta riscos.

5. Diminuindo o açúcar no sangue em pessoas com diabetes

O diabetes tipo 2 é uma doença metabólica. É caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue e função de insulina prejudicada. Pesquisadores investigaram como os suplementos de biotina afetam os níveis de açúcar no sangue em diabéticos tipo 2.

Algumas evidências sugerem que as concentrações de vitamina B7 (biotina) no sangue podem ser menores em pessoas com diabetes em comparação com pessoas saudáveis.

Estudos em diabéticos que receberam apenas biotina deram resultados mistos. No entanto, vários estudos controlados sugerem que os suplementos de biotina em combinação com o minério de cromo podem reduzir os níveis de açúcar no sangue em alguns pacientes com diabetes tipo 2

6. Saúde da pele

O papel da biotina na saúde da pele não é bem compreendido. No entanto, sabe-se que pode ter erupções avermelhadas e escamosas se for deficiente.

Alguns estudos também sugerem que a deficiência de biotina pode às vezes causar uma doença de pele chamada dermatite seborreica.

O papel da biotina na saúde da pele pode estar relacionado ao seu efeito no metabolismo das gorduras, que é importante para a pele e pode ser afetado se a vitamina estiver ausente.

Bula

Antes de pensar em comprar biotina ou qualquer tipo de suplemento você deve sempre consultar seu médico. A vitamina B7 não tem interações conhecidas, mas o seu médico deve confirmar se há alguma interação medicamentosa com a vitamina e outros medicamentos que esteja consumindo.

Além disso, antes de adicionar um novo suplemento à sua rotina, seu médico também pode fornecer informações mais específicas sobre a dose e possíveis efeitos colaterais.

Dosagem

Idade Dose
Recém nascido até os 6 meses 5 mcg
Lactentes 7–12 meses 6 mcg
Bebês: 1–3 anos 8 mcg
Crianças a partir de 4–8 anos 12 mcg
Crianças a partir dos 9–13 anos 20 mcg
Adolescentes de 14–18 anos 25 mcg
Adultos acima de 19 anos 30 mcg
Grávidas 30 mcg
Aleitamento materno, adolescentes e mulheres 35 mcg

A biotina é uma vitamina solúvel em água, o excesso da vitamina no organismo é eliminada pela urina. Isto torna improvável uma possível sobredosagem. Se você desenvolver uma erupção cutânea incomum ou inesperada após aumentar a ingestão de biotina, entre em contato com seu médico. Em casos raros, isso é uma indicação de uma overdose de vitamina B7.

O seu médico irá rever o seguinte para confirmar uma sobredosagem:

  • baixos níveis de vitamina C
  • baixos níveis de vitamina B6
  • níveis elevados de açúcar no sangue
  • diminuição da produção de insulina

Com base nestas informações, o médico confirma pode confirmar se você está recebendo muita vitamina B7 (biotina), e reduzir a dose recomendada.

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Referências
  • https://medlineplus.gov/druginfo/natural/313.html (1)
  • https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-313/biotin (2)
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/318724.php (3)
  • https://ods.od.nih.gov/factsheets/Biotin-Consumer/ (4)