Coenzima Q10 – Bula, Para que Serve, Benefícios, Dose e Onde Comprar

A Coenzima Q10 aumenta a vitalidade, a energia e favorece a função dos músculos e do coração.

Coenzima Q10 cápsula

O que é a coenzima Q10?

A coenzima Q10 é produzida naturalmente pelo corpo humano, mas, à medida que envelhecemos e aumentam as nossas deficiências nutricionais, a produção natural é reduzida em nosso organismo. Cientificamente, ela também é conhecida como Ubidecarenona ou Ubiquinona.

Por que a vitamina Q10 tornou-se um suplemento nutricional tão popular? São muitos os motivos, mas os principais são que aumenta a vitalidade, a energia e favorece a função dos músculos e do coração.

A Q10 foi descoberto em 1957 e, desde então, foram publicados mais de 5.000 estudos.

A coenzima Q10 é um antioxidante muito conhecido que ajuda a proteger o corpo contra o dano dos radicais livres, além de ser fundamental na produção de energia celular. Dado que as atividades celulares dependem da energia, a coenzima Q10 é essencial para o funcionamento de quase todas as células.

A oxidação ocorre continuamente no corpo proporcionando condições para que tenhamos doenças. Pode vir tanto da digestão dos alimentos que comemos, como do exercício, radiação, poluição, álcool ou intoxicação por metais pesados e infecções. A vitamina Q10 age como um poderoso antioxidante contra os radicais livres e nos protege contra a oxidação.

Para os atletas, a coenzima Q10 é uma grande aliada , já que por ser um potente antioxidante, ajuda a reduzir o stress oxidativo do exercício e treino, além de desempenhar um papel importante na produção de energia celular.

Q10 propriedades: benefícios e para que serve

Há milhões de pessoas que sofrem com a falta deste composto no organismo, o que pode levar a uma grande quantidade de problemas de saúde. Há muitos estudos recentes sobre os benefícios medicinais da coenzima Q10, demonstrando que as pessoas com doenças graves como o câncer, diabetes, distrofia muscular e a doença de Parkinson têm baixos níveis desta coenzima que os indivíduos normais.

Estes são apenas alguns dos muitos benefícios para a saúde da Q10:

  • Aumenta a utilização de oxigênio para o nosso corpo, favorecendo todo tipo de exercício físico aeróbico que precisa da respiração
  • Perda de peso , estimulando o metabolismo do corpo
  • Melhora os sintomas em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e do coração
  • Inúmeras evidências científicas comprovam o efeito positivo da coenzima Q10 no tratamento de doenças neurodegenerativas , como a doença de Parkinson.
  • Melhora a função imune, aumentando a capacidade do sistema imunológico para combater a doença
  • Tem propriedades antienvelhecimento, por sua atividade antioxidante
  • Gengivas saudáveis , suprimindo a inflamação gengival.
  • Favorece a fertilidade masculina , melhorando a mobilidade dos espermatozoides.
  • Potência da atividade de vitaminas, como a vitamina C e E.

A aplicação tópica na pele Q10 é muito comum em todo o tipo de cremes faciais. As grandes marcas sabem do potencial que a coenzima tem em nossa pele e a usam em muitos de seus produtos e cremes de beleza. A Q10 penetra nas camadas de células vivas da pele e atenua tanto a profundidade das rugas profundas, como a rotação das células epiteliais.

Além disso, a suplementação com coenzima Q10 tem demonstrado melhora no condicionamento físico, aumento da qualidade de vida dos pacientes e a redução de sintomas graves em doenças crônicas com Mal de Parkinson, insuficiência cardíaca e doenças do coração.

Bula

Principais efeitos colaterais ao consumir coenzima Q10

A coenzima Q10 é um composto natural que está no corpo, assim se você não tem problemas médicos, então não deve ter nenhuma preocupação com os efeitos secundários possíveis. Porém, se você sofre de algum dos seguintes estados (câncer, diabetes, doenças do coração, insuficiência renal, gravidez) pode ser que você tenha que tomar precauções e sempre consultar um médico qualificado.

Uma vez que você começar a tomar o suplemento, sobretudo se for em doses altas, fique ciente de qualquer mudança, como erupções cutâneas, náuseas, vômitos, diarreia, ou com maior frequência de dor de estômago. Ou qualquer outro sinal de que o seu corpo o que pode indicar que você está tendo problemas com o custo adicional.

Os efeitos secundários mais frequentes são:

  • Dor de estômago, caracterizado por uma má digestão, bem como uma sensação de ardor na área do peito.
  • Diarreia, uma das queixas mais comuns, é uma indicação de problemas digestivos.
  • Tonturas ou sensação de desmaio, um dos efeitos colaterais da coenzima Q10 é a redução dos níveis de açúcar no sangue. Aquelas pessoas que sofrem de hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue devem evitar o uso deste suplemento.
  • Náuseas
  • Dificuldade para dormir
  • Reação alérgica, no caso da coenzima Q10, o indivíduo pode ter urticária e erupções na pele em diferentes partes do corpo.
  • Outros efeitos adversos de coenzima Q10 incluem dificuldade para respirar e inchaço inexplicável na boca e na cara.

No entanto, geralmente, estas lesões poderiam ser evitadas tomando doses pequenas, não mais do que 100 mg e em diferentes doses ao logo do dia.

Se você toma anticoagulantes como Coumadin ou Varfarina deve sempre falar com o seu médico antes de tomar Coenzima Q10, pois ela pode atuar como um coagulante do sangue.

Em resumo, os efeitos secundários e contraindicações da coenzima Q10 são leves e geralmente se apresentam apenas em altas doses, tomar doses pequenas várias vezes ao dia alivia qualquer desconforto.

Coenzima Q10 dose usual

Não importa a idade ou o seu estado de saúde, quase todos nós podemos aproveitar todos os beneficiar do consumo diário da coenzima Q10, e aumentar os nossos níveis de energia naturalmente.

A dose usual pode variar dependendo de alguns fatores e condições individuais. É sempre aconselhável consultar um médico ou nutricionista para desenvolver a sua dosagem pessoal. Para pessoas adultas a quantidade ideal deve estar entre 30 e 90 mg por dia. Em certos casos, quantidades mais altas podem ser receitados pelo seu médico.

Em quais alimentos você pode obter coenzima q10 naturalmente?

A coenzima Q10 é um composto solúvel em gordura, como a vitamina E, que é sintetizado pelo corpo, mas também é consumida na dieta.

Uma pequena quantidade de 10 a 20 mg de coenzima Q10 pode ser encontrado em peixes e vísceras de animais, como o coração e o fígado. Pode-se encontrar em muitos dos alimentos que consumimos, porém as carnes e o peixe são as fontes mais ricas de esta enzima.

Outras fontes alimentares de CoQ10 são os ovos, nozes e sementes, e alguns óleos.

Felizmente, há fontes alternativas para obter concentrações mais altas de Q10 através do consumo de cápsulas com coenzima Q10.

Há muitos fatores que podem reduzir os níveis de coenzima Q10 no organismo. O envelhecimento é a causa número um. Com a idade de 30, os níveis começam a cair. É por isso que muitas pessoas tomam a coenzima Q10 em cápsulas para ajudar na função e saúde de cada célula do corpo.

A vitamina B6 é muito importante para que a coenzima Q10 pode ser sintetizado no corpo. Os alimentos com uma boa quantidade de vitamina B6 são banana, grão-de-bico, peito de frango, lombo de porco, carne assada, peixe, tomate, abacate e semente de girassol, etc.

Ubiquinol benefícios e para que serve

O ubiquinol é a coenzima Q10 mais fácil de ser assimilada pelo organismo. É solúvel em lipídios e se encontra em quase todas as células, tecidos e órgãos dos mamíferos e é essencial para a síntese mitocondrial de energia. Você pode adquirir através de biossíntese (formação de substâncias orgânicas complexas no interior de um ser vivo), através da suplementação com cápsulas, e em pequenas quantidades através da dieta.

Com a idade, nossa capacidade para sintetizar ou adquirir a quantidade necessária de coq10 através da dieta é reduzida, a melhor maneira de reverter isso e se beneficiar do potencial do ubiquinol são os suplementos alimentares.

A principal função do ubiquinol é a síntese de energia, mas também é conhecido como um potente antioxidante e por seus efeitos anti-inflamatórios.

Alguns estudos sobre a Q10 concentram-se na relação que existe entre os níveis de ubiquinol no sangue em indivíduos de diferentes idades e o processo de envelhecimento. Um estudo da Universidade de Waseda e a Universidade de Tsukuba tem demonstrado efeitos benéficos do ubiquinol em mulheres de média e idade avançada, depois de um período de oito semanas de suplementação com 150 mg de ubiquinol por dia. As pacientes mostraram uma melhora significativa na atividade física e os escores de saúde mental.

Em um estudo recente no The Journal of Urology de 2012 foram publicados os efeitos positivos do ubiquinol em pacientes com infertilidade masculina.

Em 2002, foi publicado um estudo que analisou os efeitos da CoQ10 em pacientes com doença de Parkinson, demonstrando que a ubiquinol reduziu o declínio funcional na doença.

Por sua vez, também está comprovada a eficácia da coq10 para a manutenção da saúde bucal, benefícios significativos na aderência de placa e em um aumento no status antioxidante salivar.

Comprar coenzima Q10

A compra de Q10 é fácil na Internet em lojas online ou à base de plantas de confiança. Procure um suplemento que não contenha componentes para os quais você pode ser alérgico. Procura-se sempre que você puder que os ingredientes são naturais e fique longe de produtos com ingredientes artificiais.

Conheça outras vitaminas

Leave a Comment