Cúrcuma (Açafrão da Terra) – Benefícios, Efeitos Colaterais e Onde Comprar

Atualizado em: 2019/04/10

A cúrcuma vem da raiz da planta curcuma longa, e é usada tradicionalmente como um potente anti-inflamatório na medicina chinesa e indiana. Tem a casca na cor marrom escuro, carne laranja, de sabor picante e amargo, e sua fragrância lembra o gengibre e laranja.

raiz de cúrcuma
Açafrão da Terra (Raiz da planta)

A cúrcuma é a chamada tradicionalmente de açafrão da Terra ou da Índia e tem sido utilizado ao longo da história como condimento, remédio na medicina ayurvédica e como tintura para as roupas.

🖐️ Grande parte da recente popularidade de cúrcuma, no ocidente, é devido às suas propriedades terapêuticas.

A cúrcuma é saborosa e bastante utilizada como tempero na cozinha (é uma das principais especiarias do curry), também contém compostos bioativos com propriedades medicinais, dos quais o mais importante é a curcumina, que é o principal ingrediente ativo que é um antioxidante muito forte com potentes efeitos anti-inflamatórios.

A inflamação crônica é um elemento comum em muitas doenças ocidentais. A principal razão de que os antioxidantes são tão benéficos é que protegem o nosso corpo dos radicais livres.

Benefícios da Cúrcuma

benefícios da curcuma
Existe uma extensa pesquisa clínica sobre o potencial anticancerígeno da curcumina

🖐️ As propriedades da curcumina estudadas clinicamente são promissoras no tratamento de diversas doenças.

Principais Benefícios para a saúde

A cúrcuma por via oral é usado para problemas do sistema digestivo , como a dispepsia, dor de estômago, úlceras do estômago causadas pela bactéria helicobacter pylori, diarreia, gases, refluxo, síndrome do intestino irritável, perda de apetite, icterícia, distúrbios da vesícula biliar.

A curcumina pode ser eficaz em doenças inflamatórias do intestino , como a doença de crohn e a colite ulcerosa. Um estudo descobriu que pessoas com doença inflamatória intestinal, que tomaram curcumina reduziram seus sintomas e sua necessidade de medicamentos.

A cúrcuma é usado para a artrite. Algumas pesquisas mostram que, só ou em combinação com outras ervas pode ajudar a reduzir alguns dos sintomas da artrite reumatóide. A artrite é uma doença frequente que se caracteriza pela inflamação das articulações.  

Combate o câncer

A extensa investigação clínica nos últimos 50 anos sobre o potencial anticancerígeno da curcumina, foi indicado como o resveratrol, pode prevenir e tratar o câncer, devido à sua capacidade para suprimir a proliferação de uma grande variedade de células tumorais.

A curcumina tem sido descrita como um potente antioxidante e um agente anti-inflamatório capaz de suprimir a iniciação do tumor, seu crescimento e metástase. Experimentos em laboratório demonstraram que a curcumina pode prevenir a formação de tumores.

Estudos epidemiológicos realizados em populações que consomem grandes quantidades de curry têm relacionado o uso freqüente de açafrão com as taxas mais baixas de câncer de mama, próstata, pulmão e cólon.

Alguns pesquisadores acreditam que a combinação de legumes brassicaceae, como a couve-flor e a cúrcuma pode ser uma terapia eficaz para prevenir o câncer de próstata ou inibir a disseminação do câncer já ativos.

Uma investigação evidência de que o consumo de alimentos condimentados com cúrcuma pode reduzir o risco de desenvolver leucemia. A leucemia infantil é muito menor na Ásia do que em países ocidentais, o que pode ser devido às diferenças na dieta e ao uso frequente de cúrcuma.

Outros benefícios

A cúrcuma também é conhecida por ser eficaz na saúde cardiovascular. A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo. A curcumina, reduz o colesterol e previne a oxidação no corpo.

A curcumina, melhora a função cerebral e diminui o risco de doenças cerebrais, como a doença de Alzheimer. As propriedades químicas estudadas clinicamente a curcumina são promissoras. A investigação experimental realizada em ratos descobriram que a curcumina parece retardar a progressão da doença.

O ingrediente ativo na raiz de cúrcuma, a bisdemetoxicurcumina, aumenta a atividade do sistema imune em pacientes de Alzheimer. A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum no mundo e a principal causa de demência.

Também sugerem que a curcumina pode bloquear a progressão da esclerose múltipla.

Pesquisas sugerem que ao tomar curcumina doentes de tuberculose pode reduzir os níveis de bactérias, para melhorar a cicatrização de feridas e reduzir a toxicidade hepática.

A inflamação dos olhos pode melhorar os sintomas da inflamação, a longo prazo, a camada média do olho.

Propriedades Terapêuticas

A cúrcuma tem demonstrado ser um substituto natural de alguns medicamentos convencionais, como a aspirina ou o ibuprofeno.

🖐️ O consumo de cúrcuma é SEGURO quando consumida por via oral ou aplicada sobre a pele. Como medicamento é indicado consultar um médico.

Propriedades benéficas

A raiz de cúrcuma é amplamente utilizado na medicina. É uma excelente fonte de ferro, manganês e potássio, vitamina B6 e fibras alimentares. Seu perfil nutricional inclui uma ampla gama de nutrientes: hidratos de carbono, açúcares, fibras solúveis e insolúveis, sódio, vitaminas, minerais, ácidos graxos, aminoácidos.

O açafrão da terra é popular no tratamento de uma ampla variedade de condições, incluindo, flatulência, icterícia, hepatite, problemas menstruais, problemas de urina, hemorragia, dor de dente, dor de peito, cólicas e diarreia.

Melhora os problemas do fígado, a sua capacidade desintoxicante, e a função hepática. As primeiras pesquisas sugerem também que a drenagem melhora a função renal em pessoas com inflamação renal.

Curcumina

A curcumina é um pigmento amarelo-laranja, açafrão e é o agente farmacológico primário no açafrão com significativa atividade anti-inflamatória e sem toxicidade associada aos medicamentos comerciais.

O poder antioxidante da curcumina ajuda a proteger as células dos radicais livres que podem danificar o ADN celular. Isso é importante em muitas doenças como a artrite, ou na prevenção do câncer.

A curcumina demonstrou ser eficaz no alívio dos sintomas da depressão. Também é popular o seu uso contra as dores de cabeça. Outros usos incluem bronquite, resfriados, infecções pulmonares, a fibromialgia, febre, problemas menstruais.

Algumas pessoas aplicam a cúrcuma topicamente para doenças de pele e feridas infectadas, irritação, coceira crônica, erupções cutâneas, coceira, e para tratar hematomas.

O enxágue bucal com cúrcuma parece ser eficaz para reduzir as doenças das gengivas e bactérias na boca, mas não para reduzir a placa.

Contraindicações

🖐️ A cúrcuma não é um alimento alérgeno, não obstante, é conveniente, como com qualquer outro alimento evitar tomar doses excessivas.

Efeitos Colaterais

A cúrcuma em geral não causa efeitos colaterais significativos. No entanto:

  • Algumas pessoas podem sentir dor de estômago, náuseas, tonturas ou diarreia;
  • Pode fazer com que o açúcar no sangue baixe muito, pelo que pessoas com diabetes devem usar com cautela;
  • Pode retardar a coagulação sanguínea em pessoas com distúrbios de coagulação;
  • O exame de altas quantidades de cúrcuma também pode impedir a absorção de ferro pelo que pessoas com deficiência de ferro devem utilizar com cautela;
  • A cúrcuma pode piorar os problemas da vesícula biliar;
  • A cúrcuma pode causar mal-estar em algumas pessoas com refluxo ou problemas de estômago.

Precauções Especiais

Embora seu consumo seja seguro quando se toma por via oral, em quantidades que se encontram normalmente nos alimentos, não há informação suficiente para avaliar sua segurança ou efeitos secundários se consumida medicinalmente em doses mais altas.

A cúrcuma deve ser usada com cautela em pessoas que tentam ter um bebê. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação devem consultar um médico antes de consumir.

Como Consumir

cápsulas de cúrcuma
Para sentir os efeitos positivos da cúrcuma é necessário tomá-la como suplemento

🖐️ Para favorecer a absorção por parte do organismo da curcumina é necessário ajudar o organismo através do consumo em conjunto de pimenta preta.

Dicas de consumo

A curcumina, que é o principal agente de cura da cúrcuma, é mal absorvido pelo organismo. Para sentir os efeitos positivos da cúrcuma é preciso tomar um extrato ou suplemento que contenha grande quantidade de curcumina.

Ao mesmo tempo, para favorecer a absorção por parte do organismo da curcumina é necessário ajudar o organismo através do consumo conjunto de pimenta negra, que contém piperina, o que multiplica a sua biodisponibilidade. Sem esta substância a maioria da curcumina é desperdiçada. Os suplementos com bioperine (outro nome para a piperina) melhoram a absorção em 2000%.

Por ser solúvel em gordura, consumi-la com algum óleo vegetal de qualidade como por exemplo o de oliva extra-virgem, favorece igualmente a sua absorção.

Tempero na cozinha

Por ser uma especiaria a cúrcuma pode usá-la na cozinha de várias maneiras. Você pode adicioná-la em saladas, com arroz como corante, como ingrediente do curry, frito, em sopas e cremes… cúrcuma complementa e fica perfeita em receitas com lentilha.

Com certeza também sabe que a cúrcuma é um dos principais ingredientes do curry. Seu sabor amargo e levemente picante é usado com frequência para dar sabor e cor a uma infinidade de pratos orientais.

O óleo essencial de cúrcuma é usado em perfumes, e sua resina é usado como um componente de cor e sabor dos alimentos.

Onde Comprar

🖐️ Se você decidir tomar um suplemento com extrato de curcumina, certifique-se de consumi-la com piperina, substância natural que ajuda na absorção da curcumina.

Onde encontrar cápsulas com curcumina

Sem piperina a maioria da curcumina é desperdiçada. Os suplementos com bioperine (outro nome para a piperina) melhoram a absorção em 2000%. Você pode comprá-los em lojas de produtos naturais.

Como tempero está disponível em supermercados na seção de especiarias, também pode adquiri-la online através de lojas de alimentos saudáveis e naturais. Tal como acontece com outros alimentos, produtos orgânicos têm a segurança de que o alimento não foi irradiado.

A cúrcuma em pó puro tem a maior concentração de curcumina, uma média de 3,14%, em peso em frente a amostras de curry que contêm quantidades muito pequenas.

A cúrcuma fresca deve ser guardada na geladeira enquanto que a especiaria você pode armazenar em um local escuro e seco.

3 comentários em “Cúrcuma (Açafrão da Terra) – Benefícios, Efeitos Colaterais e Onde Comprar”

  1. Comecei ontem a tomar um copo de água com uma colher de café com pó de cúrcuma. Estou confiante no benefício para a saúde. Tenho hérnia de hiato e consequentemente refluxo. Futuramente volto a deixar um comentário.

Deixe um comentário