Atualizado em: 2019/10/30
A Marapuama também é conhecida pelo nome científico Ptychopetalum Uncinatum, ou como Viagra da Amazônia, muiratã ou muirapuama. É uma planta nativa da floresta da Amazônia, muito utilizada pelos índios nativos da região.

Nome Comum | Muira Puama ou Marapuama |
---|---|
Nome Científico | Ptychopetalum olacoides |
Família Botânica | Olacaceae |
Riscos | Nenhum conhecido |
Habitat | Nativa da Floresta Amazônica |
Onde Encontrar | Norte da América do Sul - Brasil |
Como Consumir | Extrato em pó, Cápsulas, Chá, Compressa ou Tópico |
Essa planta é um arbusto e com 5 metros de altura no máximo e pode ser encontrada na natureza na forma de cascas picadas e de folhas frescas.
Além de ser encontrada também em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação na forma em pó ou cápsulas.
Muirapuama é uma erva medicinal muito conhecida por seus efeitos estimulantes e afrodisíacos e sua exportação se dá para diversos países.
Em termos de medicina alternativa, podemos encontrar muitas plantas um tanto desconhecidas, na maioria das vezes, porém de eficiência enorme, como é a Marapuama.
Tópicos do Conteúdo
Para que serve
Historicamente suas raízes e suas cascas foram usadas de forma medicinal pelos indígenas na Amazônia e sua raiz servia para tratar problemas de paralisia causada por poliomielite nesses povos.
Os nativos ao longo do Rio Negro da Amazônia Brasileira usam os caules e as raízes da Muirapuama como um tônico para tratar os problemas neuromusculares.
Na Medicina Botânica Brasileira, Marapuama é conhecida como um estimulante sexual natural e conceituada como um poderoso afrodisíaco. Está na Farmacopeia Brasileira desde a década de 1950.
A erva aumenta o fluxo do sangue na região pélvica de homens e mulheres atuando como um estimulante da libido sexual. Ajudando a prolongar as ereções em homens, assim como a sensação de prazer e o orgasmo nas mulheres.
Marapuama tem ganhado popularidade nos Estados Unidos, onde os profissionais de saúde estão receitando o uso da erva para:
- depressão;
- impotência;
- cãibras menstruais e TPM;
- dor nervosa e distúrbios do sistema nervoso central.
Na Europa essa planta é muito utilizada para tratar casos de disenteria.
Além disso, a Marapuama serve para:
- melhorar a circulação do sangue;
- fortalecer a saúde do coração;
- tratar a anemia;
- disfunção erétil;
- aumentar a libido;
- combater a fadiga e o estresse;
- melhorando a memória
- aliviar problemas estomacais, incluindo diarreia e disenteria;
- tratamento da depressão;
- fraqueza, gripe, vermes, inchaço, celulite,
- prevenir a queda de cabelo.
- tratar o reumatismo crônico (aplicada com tópico) e paralisias parciais.
Benefícios da Marapuama
Um dos seus principais benefícios seria a da melhora dos aspectos físicos e psicológicos e da libido. Inclusive, existem alguns estudos que relatam que a marapuama, pode aumentar consideravelmente os níveis de testosterona do corpo e efeitos ligados à sexualidade.
Também podemos citar aqui como benefício como excelente tônico neuromuscular e é muito importante sua atuação contra a debilidade, a fraqueza, perda de memória, fadiga e mal estar e na eficácia contra a depressão e pessoas estressadas.
Ainda podemos citar como benefício a sua atuação na queda de cabelo, beribéri (doença causada pela falta de vitamina B) e outras disfunções.
Caso ela seja utilizada como extrato pode ajudar no combate da celulite e da artrose.
Propriedades
A casca de Muira Puama é rica em fitoquímicos, esteróis vegetais, ácidos graxos e óleos essenciais, triterpenos, cumarina, e um tipo de alcaloide, muirapuamina.
Graças a estes princípios ativos, possui propriedades analgésicas, antiulcerosas, além de diminuir o colesterol (efeito hipocolesterolémico).
Efeitos Colaterais
- Apesar de todos os benefícios citados acima, as chances dessa planta apresentar efeitos colaterais são pequenas por ela ser um remédio natural.
- Em raros casos, devido ao uso em excesso, consumo desenfreado e inadequado alguns efeitos colaterais podem surgir, tais como: insônia, tremor na mão e palpitações.
- A Marapuama não é um medicamento, porém o ideal é que sua utilização seja feita com a orientação de profissional de saúde.
Contraindicações
Devido à falta de estudos seguros, devem evitar o uso da Muirapuama:
- Mulheres grávidas ou que amamentam, as crianças e idosos;
- Pessoas com problemas de pressão arterial e do coração;
- Pessoas que possuem alguma alergia aos componentes da planta.
Como Usar
São muitas as maneiras de se usar essa erva e entre elas podemos citar na forma de compressa, tópico local, infusão de chá, em cápsulas ou como a planta em pó.
Na forma de compressa ou tópico, ela é aplicada na região em que está afetada pela má circulação sanguínea.
A Marapuama em pó in natura deve ser tomada em uma colher das de chá, que são cerca de 5g, em um copo com água e por três vezes ao dia.
Em combinação com outras ervas, como a Maca, Muira Puama é usada como um remédio natural para disfunções sexuais. Além disso, tal como comprava um estudo, as mulheres também podem experimentar um aumento da libido.
A dose oral recomendada de Muira Puama está compreendida entre 1000-1500 mg de um extrato em pó concentrado de 4:1.
A marapuama em cápsulas serve para quem tem problema de ereção?
Olá, Wagner. SIM, pesquisas indicam que a planta pode estimular o desejo sexual de homens e mulheres.
Marapuama em pó tem o mesmo efeito do chá da raiz e capsula pra ter efeito quanto tempo tomando tem um determinado tempo pra fazer efeito
Eu tomo marapuama a algum tempo já e é muito bom, recomendo a todos.
São os recursos divinos, através deste vegetal natural, para melhorar a saúde dos seres humanos.
Eu tomo marapuama há 25 anos é um tônico energético. Ajuda a manter disposição para fazer atividades físicas e sexual , afinal é um complemento para tudo .
Passei a conhecer mais sobre a planta e gostaria fazer uso dela.
sou diabético a mas de 14 anos e não consigo mas ter relação com minha esposa será se a Marapoama vai me ajudar.