Moringa Oleífera – Para que Serve e quais são os Benefícios da Planta

Atualizado em: 2019/09/17

Com mais de 90 nutrientes e 46 antioxidantes diferentes a moringa oleífera é uma das fontes naturais mais ricas de vitaminas e minerais e merece ser chamada de “árvore da vida”.

planta moringa oleifera
planta moringa oleífera (Acácia-branca)

As razões para o incluir a moringa oleífera na nossa dieta são muitas. Apesar de ser ainda um tanto desconhecida, no Brasil, essa árvore originária da Índia e de certas zonas do norte de África é uma verdadeira fonte de saúde. Suas folhas, raízes, flores e sementes um aporte de propriedades medicinais, antibacterianas, antioxidantes e mineralizantes que vale a pena ter em conta.

Para que Serve

A moringa oleífera é usada tradicionalmente para:

  • Estimular as defesas do corpo
  • Aumentar a Imunidade
  • Desintoxicar o corpo
  • Reduzir o inchaço
  • Aumentar os níveis de energia
  • Controlar o peso, reduzindo o apetite
  • Facilitar a digestão
  • Manter a Diabetes Controlada
  • Promover a pele saudável
  • Aliviar as dores de cabeça
  • Aliviar os sintomas da menopausa
  • Prevenir a perda de cabelo

Ao longo dos séculos a planta vem sendo utilizada como remédio para tuberculose, diabetes, dores crônicas, epilepsia, bronquite, anemia e a hipertensão arterial, além de outras condições como: tosse, asma, menopausa, fibromialgia e artrite, entre outras.

✋ A moringa tem sido recomendada como antibiótico, anticancerígeno e anti-inflamatório, além de ser muito eficaz para as doenças dos rins, pâncreas, coração e dos olhos.

Benefícios

O poder antioxidante da moringa oleífera

Um dos principais atrativos da moringa é o seu considerável poder antioxidante. Usando o método de teste conhecido como ORAC (capacidade de absorção de radicais de oxigênio) a erva tem um valor que oscila em torno de 50.000 unidades por cada 100gr, o que a faz a planta com o valor ORAC das mais altas conhecidas atualmente.

Os antioxidantes combatem aos radicais livres e protegem nossas células contra o envelhecimento e doenças degenerativas.

A moringa também possui um grande poder antibacteriano que se concentra especialmente no pó de suas sementes. Uma arma natural poderosa para combater as infecções, que aumentou a popularidade desta planta completa nas populações mais pobres e com maiores problemas alimentares.

Devido às suas propriedades terapêuticas o extrato da erva contém ingredientes que atuam como anti-inflamatório natural no tratamento das dores crônicas, sendo bastante utilizada como remédio para fibromialgia.

Mantem a Diabetes Controlada

O extrato concentrado pode ajudar a combater a diabetes, de acordo com um estudo publicado no Journal of Diabetes em 2012. Em testes clínicos, os cientistas observaram que a doença foi controlada após o tratamento com a erva.

O nível elevado de açúcar no sangue aumenta o risco de diabetes e doenças cardíacas. Combinada com uma dieta saudável, a planta pode ser muito benéfica para ajudar a tratar e prevenir a diabetes. Como um bônus adicional, açúcar equilibrado no sangue significa mais energia ao longo do dia, menos irritabilidade e alterações de humor.

Uma planta rica em aminoácidos e minerais

Para aqueles que procuram aumentar a sua ingestão de aminoácidos e proteínas de origem vegetal, na moringa encontrarão uma boa aliada. Esta planta catalogada como superalimento é uma boa oferta para o corpo de proteínas diretas para melhorar a pele e os nossos tecidos cartilaginoso, graças à concentração de aminoácidos essenciais presentes em suas folhas. Vegetarianos e, especialmente, veganos podem aumentar sua ingestão de proteínas, acrescentando em sua dieta a moringa.

A moringa soma também grande quantidade de minerais como potássio, ferro, zinco, potássio e cálcio, um elemento-chave para controlar a pressão arterial, fortalecer os ossos e prevenir algumas doenças como a osteoporose. Junto com o magnésio presente na moringa trabalham como um conjunto perfeito facilitando a absorção de minerais em nosso organismo.

Além disso, a planta é uma excelente fonte natural de vitaminas, já que pode nos proporcionar as vitaminas A, B, C, E e K, além de outros minerais e nutrientes como triptofano e selênio.

Aliada contra o envelhecimento da pele

As folhas secas da planta são um grande presente para a saúde da pele por seus efeitos nutritivos e sua capacidade de rejuvenescimento. A indústria de cosméticos já incluí esta erva entre os componentes de seus produtos pela sua força para evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de sua capacidade de fortalecer as estruturas celulares.

Conhecida como uma das plantas medicinais mais completas, a moringa também ajuda na luta contra a desnutrição em países assolados pela fome. Suas propriedades nutricionais, o seu paladar agradável e a possibilidade de explorar praticamente todas as partes da erva, a tornou um componente base da alimentação de determinadas áreas, como o Haiti, Senegal ou Mali, onde seu cultivo é a chave para combater a desnutrição.

O uso da moringa para emagrecer

A moringa é um superalimento que oferece muitos aspectos positivos, além do seu poder de cura, a planta também serve para emagrecer. Isto porque, contém uma quantidade imensa de nutrientes vitais e uma dose muito baixa de gorduras.

Além disso, o consumo da planta acelera o metabolismo, facilita a digestão e reduz a fome por causar sensação de saciedade. E também controla os níveis de açúcar no sangue, sendo bastante recomendada para pessoas diabéticas.

Chá da planta

O chá de moringa é preparado com a infusão das folhas secas da planta. As folhas secas podem ser encontradas em lojas e casas de produtos naturais.

Mas para usufruir dos benefícios medicinais da erva, seria necessário consumir grandes quantidades do chá diariamente. Por isso, o recomendado é consumir as cápsulas da planta.

Cápsulas

moringa em cápsulas
Extrato concentrado em cápsulas

O consumo regular das cápsulas de moringa é a maneira mais eficaz de aproveitar todos os seus benefícios. Isto porque uma cápsula com o extrato concentrado pode ser até 50 vezes mais forte do que a folha seca.

Além disso, as cápsulas conservam melhor o extrato porque o mantém comprimido e fechado. Dessa forma, o recomendado é consumir as cápsulas da planta medicinal ao invés do chá.

Onde comprar o extrato em cápsulas

Antes de comprar as cápsulas, é preciso entender que há muitas marcas no mercado e que nem todas funcionam como deveriam ou como anunciam. Pois a matéria prima utilizada varia bastante, o que interfere diretamente na qualidade do extrato utilizado. Dê preferência para produtos orgânicos com selo certificado.

Depois de tantos benefícios, o que mais se pode pedir?

Referências
  • https://onlinelibrary.wiley.com/(1)
  • https://www.hort.purdue.edu/ (3)
  • https://scholarcommons.sc.edu/ (4)
  • https://hub.jhu.edu/magazine/ (5)

Conheça outras plantas medicinais

47 comentários em “Moringa Oleífera – Para que Serve e quais são os Benefícios da Planta”

    • Olá, José Paiva. O chá é muito bom porém o extrato em cápsulas é mais concentrado, e um de seus benefícios é que age como um anti-inflamatório natural combatendo as dores.

  1. Como tomar? Quantas vezes ao dia? Adiqueri em capsulas.
    Ou seja o leite de moringa em capsulas. Ela funciona? Existe o leite de moringa? Aguardo o parecer. Obrigada.

    • Olá, Consoladora. Cada produto tem sua recomendação de uso específica, leia as instruções de uso. Em geral, recomenda-se consumir de 1 a 2 cápsulas diariamente.

  2. Tudo que a natureza oferece não faz mal nenhum, só benefícios, contudo devemos obedecer a coerência na dose, assim como, na quantidade. Isso não se aplica somente para algumas coisas, mas para todas. Usando com equilíbrio, é só alegria.

  3. Olá,
    Sofro de distrofia muscular de cinturas, causada por uma proteína q o corpo não produz mais,e segundo a medicina não há nada externo q possa tomar para repor essa proteína. As cápsulas de moringa,uma vez constituídas de proteínas e outras vit seria recomendável….?

    • Olá, Eunidia. Ela tem efeito termogênico mas não acelera os batimentos cardíacos, porém recomendo que consulte um profissional de saúde antes de consumir.

  4. Olá comecei a fazer uso dessa planta há uns meses, eu gostei , como diz o colega mal não faz , só bem , esta me fazendo muito bem pois eu estava com pré diabetes quase virando diabetes e consegui diminuir, assim como meu peso também, tira mesmo a ansiedade , todos os benefícios batem mesmo conforme sua propaganda, tomo todos os dias em jejum uma xícara de chá morno e não jogo fora as folhinhas do chá, coloco nos alimentos, e as secas coloco em saladas, daqui mais uns meses direi no que mais ela melhorou para mim.

  5. Acredito nos benefícios desta planta. Li varias matérias sobre a mesma. Adquiri as cápsulas. De fato não é em qualquer farmácia de manipulação, que é confiável.

  6. Comprei 30 cápsulas já tomei 10 tomo 1 por dia já estou tendo bom resultado tenho dor nas pernas e nas juntas do dedos das mãos mais já estou sentindo melhora recomendo

  7. Bom dia ! Estou na menopausa, tenho calcificações mamarias e pedras no rins. Posso consumir a moringa? e quem ja teve AVC também pode consumir?

    • Olá, Mônica. Recomendo consultar um pediatra que poderá examinar a criança e avaliar a quantidade e a necessidade do uso da moringa.

    • Olá, Manu. Jamais interrompa o uso da medicação prescrita pelo seu médico sem orientação. É necessário fazer exames para saber se é possível interromper o tratamento medicamentoso.

  8. Olá! Tomo remédios controlados para depressão. Como bromazepan e o Esc. Faz mau mistura. Hoje comecei a tomar as cápsulas. Uma pela manhã outra a tarde.

  9. Boa noite. .estou interessada em fazer uso da moringa cápsula pelos seus beneficios..porem…tenho problema com sono…faço reposiçao hormonal…antidepressivo… indutor do sono……..

  10. Olá boa noite quêm tem problema de perda de aldicao desde infância e memória fracas e tendinite no supro espinhoso e nervosismo e depressão profunda e inchaço na barriga e dor de cabeça e dor de coluna e manchas no celebro o uso da moringa pôde curar bronquites e resfriados no peito também é possível fazer o uso da moringa

Deixe um comentário