Rhodiola Rosea – Para que Serve, Benefícios, Quanto Custa e Onde Comprar

São muitas as diferentes culturas que ao longo da história têm recorrido aos benefícios da Rhodiola Rosea com fins medicinais. Se às vezes você se sente cansado, estressado, com falta de energia e sem vitalidade, sofre de insônia ou não dorme bem à noite, continue a ler porque este artigo vai te interessar.

Para que serve a rhodiola rosea

O que é a Rhodiola Rosea?

A Rhodiola Rosea é uma planta muito utilizada na atualidade para fortalecer o sistema nervoso, combate o stress, a ansiedade, a fadiga e até mesmo para tratar quadros depressivos.

Pertence à família das Crassulaceae e cresce em zonas frias, em geral, no Ártico, na Sibéria e na Ásia Central, na Islândia e na Escandinávia, por isso, é popularmente conhecida como a “raiz do ártico”. Mas também podemos encontrá-la em outras áreas, como os Alpes e os Pirineus. Pode medir entre 5 e 40 cm, e as suas flores, de cor amarela, florescem no verão.

A Rhodiola tem uma história que remonta a milhares de anos. Já os antigos gregos utilizavam esta planta. Os chineses se deslocavam até o Himalaia para consumi-la, os russos preparavam seus atletas de elite e seus soldados com doses da planta, e até mesmo os vikings utilizavam habitualmente para aumentar ainda mais suas forças.

Entre as suas numerosas propriedades, talvez a mais significativa é o poder adaptógeno desta planta, já que tanto pode ser usado para tratar a ansiedade, como para uma depressão. A Rhodiola, tem a capacidade de dar ao seu corpo aquilo que ele necessita, e quando necessita. Atualmente, é muito utilizada nos Estados Unidos e em todo o leste da Europa, com fins medicinais e terapêuticos.

Para que serve

A Rhodiola Rosea é uma planta que pode ser encontrada na forma de suplemento nutricional 100% natural. Tem a capacidade de aumentar a resistência do organismo contra o stress, os traumas, a ansiedade ou a fadiga. E ainda normaliza o funcionamento fisiológico do nosso organismo contra estas situações, sem alterar as funções corporais mais que o necessário, independentemente de qualquer que seja a causa que o provocou.

Benefícios da Rhodiola Rosea

Mas o certo é que a Rhodiola Rosea tem muitos benefícios, entre os principais estão:

  • Stress: esta planta é muito eficaz para combater o stress, graças à sua capacidade de reduzir os níveis do hormônio cortisol, conhecido como hormônio do estresse.
  • Aumenta a energia: a rhodiola combate o cansaço, aumenta a sua energia e aumenta a resistência do organismo. Permite encontrar o equilíbrio físico-emocional.
  • Atletas: os atletas estão nesta maravilhosa planta um grande aliado e não apenas por sua capacidade de aumentar a energia, mas também reduz o tempo necessário para a recuperação muscular.
  • Depressão: entre os princípios ativos da Rhodiola, encontramos altos conteúdos de rosavina e salidrosida, uma combinação perfeita que mantém os níveis de serotonina e dopamina necessários.
  • Capacidade cognitiva: a raiz do ártico, além disso , aumenta a capacidade de memorização e concentração. Previne a fadiga mental e melhora a circulação cerebral. Um suplemento ideal para aquelas pessoas com fadiga emocional ou para aqueles estudantes em épocas de exames.
  • Parkinson: é utilizada para o tratamento do mal de Parkinson através do seu poder para aumentar os níveis de dopamina, neurotransmissor em déficit nesta doença.
  • Antioxidnte: muito rica em antioxidantes, esta planta também é capaz de aumentar a atividade antitumoral, aumentando a resistência do organismo das toxinas. Os estudos realizados constataram que os extratos de Rhodiola reduziram-se em 39% o crescimento do tumor e diminuiu a metástase em 50%, que se traduziu em uma maior taxa de sobrevivência.
  • Saúde cardiovascular: aumenta os níveis de oxigênio no sangue, melhorando, sobretudo, os problemas cardíacos causados ou agravada pelo estresse.
  • Emagrecimento: ao controlar o hormônio cortisol, também reduz o risco de engordar, já que aumenta a eliminação de gorduras em 9%, sem a necessidade de fazer exercício físico. A planta ativa os processos lipolíticos do corpo, mobilizando os lipídios do tecido adiposo ao sistema de queima de gordura natural do organismo.
  • Insônia: melhora o sono e o cansaço que é consequência de não dormir bem. Ao contrário de outros medicamentos para insônia, relaxamento que produz a Rhodiola não é indutor do sono por isso que não vamos sentir sonolência por tomá-la e poderemos enfrentar o dia a dia com muito mais vitalidade.
  • Defesas: aumenta as defesas do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e a resposta deste, contra as doenças.
  • Libido: é um afrodisíaco natural que aumenta o desejo sexual, tanto em homens como em mulheres. No caso dos homens, melhora da disfunção erétil e ejaculação precoce.
  • Audição: tem a capacidade de melhorar a audição.
  • Diabetes: ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
  • Protetor do fígado: protege o fígado das toxinas ambientais.
  • Tiroide: melhora a função da tireoide, sem causar hipertireoidismo.

Como tomar e dosagem recomendada

A dose habitual situa-se entre os 200mg e 600mg diários e pode tomar várias formas, como chás, extratos naturais ou suplementos nutricionais.

  • Infusão de Rhodiola: Se você tem acesso à planta, pode tomar de 2 a 3 infusões por dia. Para aproveitar ao máximo as propriedades da planta deve preparar a infusão, acrescentando 1 colher de sopa de folhas de Rhodiola Rosea, frescas ou secas, em uma xícara de água fervente. Coloque a água e a planta para ferver e quando ferver desligue o fogo e deixe-a tampada repousando entre 3-10 minutos. Em seguida, filtra-se e já se pode tomar a infusão.
  • Extrato natural de Rhodiola: No extrato natural é tomada geralmente 1ml de extrato por dia, de preferência pela manhã.
  • Suplementos de Rhodiola: No caso de optar pela sua forma de suplemento nutricional, recomenda-se 1 comprimido ao dia, pela manhã, de preferência com o pequena refeição (15 minutos antes). Os tratamentos com suplementos de Rhodiola costumam ter uma duração de 2 a 3 meses.

Os efeitos desta planta costumam aparecer rapidamente, no início do tratamento. Por outro lado, a ausência de efeitos colaterais relevantes, fazem com que a Rhodiola seja uma planta considerada segura e bem tolerada.

Chá de Rhodiola

Contraindicações e efeitos adversos

Apesar de ser considerada uma planta segura, como todas as ervas e plantas medicinais, a Rhodiola também tem seus efeitos adversos e contraindicações embora estes sejam de pouca importância.

Há que ter em conta que em altas doses (entre 1500-2000mg/dia), podem ocorrer episódios de irritabilidade e produzir insônia ou nervosismo. Por isso, convém não exceder a dose recomendada.

Algumas pessoas podem sofrer um aumento da pressão arterial. As pessoas que sofrem de espasmo coronariano e alterações na pressão arterial, devem tomá-la sob supervisão médica.

Não é recomendável tomá-la antes de uma cirurgia, isto porque pode diluir o sangue. Não se você estiver fazendo algum tratamento com anticoagulantes, ou se está a tomar suplementos de Vitamina E. Se você está tomando esta planta e tem uma intervenção prevista, informe seu médico que está tomando Rhodiola.

Em raras ocasiões, a planta provocou nervosismo, náuseas, hipersalivação, ansiedade, insônia e febre. Se sentir algum destes sintomas, informe seu médico.

No caso de pessoas diabéticas, recomenda-se seu consumo sob supervisão médica.

O seu consumo é totalmente desencorajado em mulheres grávidas, em período de amamentação e em crianças menores de 10 anos.

Onde comprar Rhodiola Rosea?

É possível comprar a Rhodiola Rosea em lojas de produtos naturais ou em farmácias . Na hora de comprar dê preferência pelo suplemento nutricional, aconselhamos recorrer a suplementos orgânicos, 100% naturais.

Além disso, antes de comprar, é preciso levar em conta que existem mais de 50 espécies diferentes de Rhodiola. Dessa forma, para aproveitar ao máximo suas propriedades, garanta que você está comprando Rhodiola Rosea já que é a única que oferece todas essas propriedades que mencionamos.

É importante que a Rhodiola que você compra tenha entre 3% e 4% de rosavina, que junto com a salidrosida são seus ativos mais benéficos.

Se você está passando por um momento de estresse, falta de energia, depressão ou tem problemas de disfunção sexual ou simplesmente quer dar ao seu organismo uma dose de saúde, você pode comprar Rhodiola Rosea 500mg com 3% de rosavina em forma de suplemento. Seu preço é acessível, seu bolso não vai sentir e sua saúde vai agradecer.

Além disso, podem tomar tanto as pessoas veganas como celíacas.

Leia mais sobre plantas medicinais

1 comentário sobre “Rhodiola Rosea – Para que Serve, Benefícios, Quanto Custa e Onde Comprar”

Deixe um comentário