Canela de Velho – Benefícios, Para que Serve, Propriedades e Como Tomar

Atualizado em: 2019/10/30

Canela de Velho: a cura natural para as dores nas articulações. Você tem problemas nas articulações? Sente dores que atrapalham o seu dia a dia? Então, conheça os benefícios deste poderoso anti-inflamatório natural!

canela de velho
Folhas da planta

A canela de velho é um tipo de planta medicinal muito popular pelos seus benefícios em relação à saúde das articulações. Este remédio natural pode servir efetivamente para a manutenção de uma saúde mais aprimorada.

Para que Serve?

Com a nomenclatura científica de Miconia Albicans, trata-se de um tipo de planta que pertence à classe da Melastomataceae, capaz de alcançar uma média de 3m de altura, que pode estar disponível nas áreas de caráter tropical do mundo.

Esta planta atua na redução das dores e das inflamações na região das articulações. Além disso, é capaz de estimular a regeneração da cartilagem, responsável pelo revestimento ósseo. Portanto, pode ter uso em patologias como:

  • artrite reumatoide;
  • osteoartrite;
  • artrose;
  • dores na coluna;
  • dores nos músculos.

Isto porque é constituída por substâncias fitoquímicas e anti-inflamatórias que suas folhagens oferecem.

Não existem indícios de que a ingestão da canela de velho tenha influência no peso do corpo. Até agora, somente o benefício anti-inflamatório é comprovado. Portanto, não há recomendação específica para a perda do peso.

Propriedades

A planta é capaz de apresentar substâncias de teor:

  • analgésico;
  • anti-inflamatório;
  • antioxidante;
  • antimicrobiano;
  • antimutagênico;
  • anti-tumoral;
  • hepatoprotetor;
  • tônico digestivo.

Portanto, é capaz de apresentar vantagens incríveis para a saúde, como o sangue purificado, radicais livres neutralizados e as dores reduzidas, bem como a diminuição de inflamação das articulações. É possível utilizar a canela de velho para tratar artrites e artroses.

Benefícios da Canela de Velho

Os benefícios desta planta compactuam com uma diversidade de questões relativas à saúde. Confira:

Ameniza as dores da osteoartrite

A artrose é, nada mais, nada menos, que as articulações envelhecidas. Em relação a osteoartrite, podemos dizer que é a inflamação da região, em questão.

Estas doenças costumam promover o desgaste do sistema articulatório, proporcionando um atrito entre os ossos.

A canela costuma atuar na regeneração das cartilagens que fazem o revestimento ósseo, reduzindo impactos e, dessa forma, fazendo com que se amenizem as dores.

A canela de velho apresenta efeito antinociceptivo, capaz de reduzir a transmissão e percepção de estímulos que provocam dores.

Estímulo Sexual

Esta planta é muito conhecida por atuar efetivamente na saúde sexual. É um elemento potencializador, que estimula a sexualidade.

Função Terapêutica

A planta, em questão, apresenta nutrição que possibilita o auxílio em tratamento de terapias como as seguintes:

  • fibromialgia;
  • artrose;
  • dores articulatórias;
  • dores inflamatórias;
  • artrite reumatoide;
  • dor na coluna;
  • radicais livres reduzidos;
  • bursite;
  • sangue purificado;
  • tendinite;
  • reumatismo.

Elimina os radicais livres

Estes radicais são compostos que necessitam de descarte em nosso corpo. Eles podem resultar de questões estressantes e uma dieta ruim.

A planta atua como um desintoxicante sanguíneo e do organismo como um todo. Em razão desta atitude, muitos indivíduos fazem o relato de uma elevação da libido.

Controla o diabetes

A planta apresenta muitos benefícios para os diabéticos ou aqueles que apresentem tendências ao desenvolvimento dos sintomas da diabetes. É válido lembrar que quaisquer alimentos que tenham a composição do carboidrato podem elevar as taxas de glicose sanguínea.

Esta alimentação não precisa, de forma necessária, ser caracterizada doce. A planta auxilia no controle dos graus da glicose na corrente sanguínea, de modo a combater as patologias do coração e dos rins, consequentemente.

Auxílio digestivo

Esta planta apresenta diversas nutrições que atuam para que o organismo funcione adequadamente, principalmente a região estomacal.

É capaz de melhorar azia, refluxo, má digestão e dor estomacal. A planta também apresenta efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos.

Desaceleração dos tumores

Ao oposto do que algumas fontes relatam, ainda não é possível comprovar que este elemento possa ter relação com a cura de patologias como o câncer.

Porém, há existiram relatos de que a celeridade do crescimento de tumores específicos diminuíram de forma considerável, ao passo que o indivíduo fez o consumo da canela de velho a longo prazo.

Determinadas sociedades fazem o consumo regular desta planta e disponibilizam de índices reduzidos de situação patológica como a do câncer.

Como Tomar?

Este produto pode ser adquirido em ervanárias ou farmácias específicas no formato de cápsulas, chás, pomadas e extratos.

Chá de Canela de Velho

Chá de Canela de Velho
Chá de Canela de Velho

A utilização do chá tem eficácia, também, para o tratamento de dores que resultam em bursites, tendinites e afins, bem como processos de inflamação, de forma especial aqueles que têm companhia de inchaços locais.

Quanto às medidas necessários e o modo de preparação, atente-se aos seguintes critérios:

  • 15 folhas de canela de velho;
  • 1l de água.

Como fazer o Chá

  • Ferva a água e coloque as folhas da planta, em questão, deixando que repouse por aproximadamente 10min.
  • Em seguida, coe. Para fazer uso das vantagens, é preciso consumir duas xícaras de chá por dia, uma na parte matutina e outra na parte noturna.

Esta planta pode ter uso para possíveis banhos, com aplicação nas áreas prejudicadas pela dor. A ação, tanto para a infusão quanto aos banhos, iniciam o processo de percepção entre um mês à noventa dias depois do começo do tratamento.

O formato das cápsulas tem recomendação de duas cápsulas por dia, ou de acordo com recomendação de profissional com habilitação.

Extrato

Há a possibilidade de encontrar esta planta em forma de extrato. Neste caso, utilize 20 gotas da planta em extrato, num copo com água, depois das principais alimentações, e no período noturno, antes de dormir.

O público infantil pode fazer uso de metade da dosagem. Um excelente dica é consumi-lo juntamente com biscoitos água e sal, torradas e afins, que apresentam pouquíssimas calorias. Porém, há a energia em razão de dispor de um tanto razoável do carboidrato.

Pomada

As pomadas desta planta apresentam utilização tópica e precisam de aplicação na área exata em que há a dor.

O consumo, de maneira exagerada, dos chás, pode prejudicar o bom funcionamento do sistema de digestão. Quando em excesso, as substâncias fitoquímicas podem provocar, ainda, lesão celular do fígado.

Gostou dessas dicas fitoterápicas? Faça uso da canela de velho e presencie o melhor da sua saúde, conferindo todos os benefícios disponíveis!

20 comentários em “Canela de Velho – Benefícios, Para que Serve, Propriedades e Como Tomar”

  1. Estou no início do tratamento com chá li todos os comentários e acredito que vai me fazer muito bem pois tenho esses problemas de tendinite e outros,com certeza vou recomendar a família a todos os meus amigos, espero melhorar com este chá, gostei muito dos benefícios que ele causa, obrigado.

    • Estou tomando para dor de tendinite e recomendo não sinto mais dor… só queria saber se ele faz alguma alteração na pressão arterial?

  2. Estou tomando a 120 dias dores nas pernas e na coluna nao sinto mais, tenho 65 anos estou me sentindo quando tinha 40 anos muitas coisas melhorou

  3. Meu esposo tinha uma inquietação nas pernas. Pesquisei na internet e simplesmente esse sintomas se chamava síndrome das pernas inquietas e que não havia cura apenas métodos que davam um alívio. Então uma amiga me falou sobre a canela de velho comprei e comecei a dar pra ele 3 cápsulas ao dia. Já nas primeiras semanas ele já parou com o movimento das pernas. Foi muito só que ele continua tomando. Porque teve uns dias que parei de dar então ele começou novamente a mexer as pernas. Voltei a dar as cápsulas da canela de velho pra ele é agora ele parou com a inquietação das pernas só que continua tomando a canela de velho. Se isso vai cura-lo eu não sei. Mas é muito bom essa canela de velho o bom que é natural também

  4. Estou tomando a três semanas mas já não sinto dores nos joelho.eh tbm estou sentindo desejo sexual mas de três anos que não sentia desejo sexual.estou muito feliz. Vou continuar tomandobpir muito tempo.bjossss

  5. Tenho 68 anos, bastante conhecimento de produtos naturais, sou do interior de Goias onde o médico tinha que ir a cavalo, gastava 2 dias de viagem. Portanto, sempre tomei remedios caseiros, encontrei na canela de velho, uma salvaçao!

  6. Cleusa Brum ! estou usando mas não sabia como usar direito gosto do tem um sabor agradavel e acho q vai me ajudar
    tomo em lugar de sucos ba hora do almoço.obrgada pelas dicas gostei agora vou tomar direitinho bjs

  7. Eu estava com canelite. E muitas dores tomei antibióticos e nada de sarar aí tomei extrato de canela de velho e sarei por completo Deus nos deixou tudo na natureza de bom até as plantas medicinais esse remédio e mesmo maravilhoso já indiquei pra muitas pessoas e gostaram .

  8. Sinto dor nos braços, coluna,e pernas estou tomando,e tenho refluxo, muito gás ,do reflexo melhorei bem vou continuar tomando pq sinto muita dor na de vc articulações e tenho bucite, tenidite,e uma dor insuportável

Deixe um comentário